quinta-feira, 30 de junho de 2011

Insultuoso, provocatório, ridículo e desnecessário!

É, no mínimo, como podemos caracterizar este acto (que não foi um acto de vandalismo)! 
Um ataque não para com o indivíduo A ou B, mas para com uma associação legalmente constituída e que cumpre as suas obrigações para com a sociedade e com o Estado Português.

Veja: o que se encontra a vermelho na foto (o nosso nome) já lá não está porque foi cortado poucos dias após a colocação da placa.

Ora bem, vamos a alguns factos...
- Os Amigos da Natureza tiverem autorização da anterior junta para fazer a obra;
- A coluna era dos Amigos da Natureza;
- A pia e o arranjo da pedra foi feita por um sócio dos Amigos da Natureza;
- A tubagem, o passador e a bica foram pagos pelos Amigos da Natureza;
- Todos os trabalhos e todos as restantes diligências e procedimentos necessários à instalação foram executados pelos Amigos da Natureza;
- Como este "fontanário" foi obra nossa (e como também mais ninguém o fez antes) cabe aos Amigos da Natureza informar a todos os utilizadores daquele espaço que esta água, quando disponível, não é controlada e, portanto, não temos qualquer elemento que nos diga se pode ou não ser usada para consumo humano;
- A placa de aviso foi paga e colocada pelos Amigos da Natureza.

Face ao anteriormente exposto julgamos que ninguém tem o direito de fazer o que fizeram. No máximo, as autoridades locais podiam notificar a Associação para que procedessem à remoção da placa e, eventualmente, também do "fontanário", tendo em conta que este se encontra em espaço da jurisdição da junta de freguesia. 
Mais ninguém, por iniciativa própria e individual, tem o direito de danificar e destruir aquilo que não lhe pertence.

A existência de algumas pessoas da freguesia que não nutrem muita simpatia pela associação é sobejamente conhecida e, embora não compreensível, é um facto que temos de aceitar. Já este acto é algo que nunca iremos aceitar nem perdoar!
Há certas e determinadas pessoas de quem se espera quase tudo. Mas fazer ou ordenar que façam este este tipo de coisas...?
Um acto de desespero, uma afronta, uma atitude pacóvia e uma criancisse (com o devido respeito para com as crianças) que julgava-mos já não existir no século XXI.

Diz o povo que  "À noite todos os gatos são pardos!". Nem sempre é assim!
Como sempre, os actos ficam com quem os pratica e, como diz a sabedoria popular "Os cães ladram e a caravana passa"!!!
Nós vamos passar...!

7 comentários:

  1. É uma vergonha tal acto. Mas como diz o autor do texto e bem, os actos ficam para quem os pratica.
    Infelizmente ainda existe desta gente na freguesia...

    Cesário Marques

    ResponderEliminar
  2. Meus amigos, se acham que isto é uma vergonha!! então ainda não viram nada. Quem o diz é um amigo de Vilar do Monte, que tem bastante simpatia pela vossa causa,a Natureza. Infelizmente, vocês habitam a freguesia onde existem a pessoas mais prepotentes em todo o concelho de Barcelos. Lutem contra essa raça, pois não é por acaso que a Freguesia de Creixomil, é das mais atrasadas do nosso concelho, apenas uma instituição vocês tem ao nivel dos melhores, o vosso clube de Futebol,é a unica coisa que invejo a Creixomil...... abraços deste amigo e solidário com a vossa causa................... Vilar-do- Monte, 2011/7/2

    ResponderEliminar
  3. Bem pelo que pode avaliar no que li (artigo) foi injusto o que aconteceu, mas se fizeram tal acto é porque alguma se passou. Daí o velho ditado "não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti". Devo dizer também que acompanho tudo de perto e de longe e todas as associações desta freguesia devem ser respeitadas e ultimamente isso não tem acontecido. Quer os amigos da natureza quer as outras associações tem feito para que haja desacatos.
    Agora deixo esta pergunta em aberto as associações criadas na freguesia supostamente não eram para que houvesse mais comunicação entre as pessoas, socialização e mesmo convívios?
    Sim sei que é tudo muito bonito mas pouca gente trabalha, mas a verdade é que quem trabalha depois também não respeita os outros.
    Devo acrescentar ainda mais que gosto de viver em Creixomil mas não é necessário criar-se blog's para que todos possam ver que há desacatos nos membros da freguesia. Quem o faz poderia ser mais esperto marcar algum encontro ou mesmo alguma reunião (sim porque a junta de frequesia não serve só para para se tratar de política, nem partidos mas todos os assuntos que se devem debater) para que todos percebam que agiram de forma errada, porque sinceramente é mais cobarde quem colocou isto aqui do que se tivesse falado em público mas como têm uma imagem manchada na freguesia por certas coisas que fez que se sabem bem não é capaz de dizer nada em frente as pessoas.

    Devo dirigir me agora ao comentário acima. Pode ser amigo, que eu também o sou mas se Creixomil é uma das freguesias mais atrasadas então eu não sei onde colocar Vilar do Monte pois pode até ter uma boa escola mas pessoas que conheço daí são bem piores do que as de cá, para não se falar nos grandes desacatos que dividem famílias, por isso cada um sabe do que fala e ninguém se pode achar superior aos outros quando deviam estar calados e tentar remediar as situações. Não é uma boa escola que leva uma freguesia para a frente mas sim as pessoas.

    Abraços e cumprimentos de um membro da freguesia
    Creixomil 2011/7/4

    ResponderEliminar
  4. Lol :) isto está cada vez mais interessante, depois de um comentário muito extenso, muito engraçado, mas com um grande problema.... anónimo :)
    Assim, vir aqui falar em "imagem manchada" e depois cobarde mente se esconder atrás do anonimato não sei não ...

    Cesário Marques

    ResponderEliminar
  5. Boas, senhor anónimo.
    Vir aqui dar lições de moral e manter o anonimato, é como aquele que atira a pedra e esconde a mão, ou como aquele nome que menciona no seu comentário.
    Ou já está com medo dos prepotentes?

    JCorreia

    ResponderEliminar
  6. A Associação Amigos da Natureza agradece a todos a vossa visita e os comentários. No entanto não podemos tolerar comentários que de alguma maneira seja ofensiva para com os sócios ou para com qualquer outra pessoa.
    Agradecemos a compreensão de todos e pedimos que não usem este blog para fazer ataques pessoas a quem quer que seja.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Aceitamos de bom grado qualquer crítica ou sugestão mas, por favor, façam-no para o endereço de correio electrónico da associação.
    amigosdanatureza.creixomil@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderEliminar