sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tomada de Posição - Esclarecimento

O texto que vamos publicar de seguida foi preparado para ser publicado no nosso sítio na internet em finais do ano de 2009. No entanto, e por razões contrárias à nossa vontade, tal não foi possível.

Fazemo-lo agora neste espaço porque achamos que o seu conteúdo continua válido e porque nunca é tarde para esclarecer as eventuais dúvidas que ainda possam existir.


" A associação Amigos da Natureza - Associação de Defesa do Meio Ambiente de Creixomil depois de reunir os seus órgãos sociais, vem por este meio esclarecer o seguinte:

  1. Esta associação não está directa ou indirectamente envolvida na denúncia apresentada ao Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística (DPGU) da Câmara Municipal de Barcelos em 18 de Maio de 2009, de uma construção no lugar do Olheiro - Creixomil, pertencente ao Sr. José Aurélio Gomes Martins, nem nas denúncias que se lhe seguiram, nomeadamente para outras entidades;
  2. Tendo em conta que todos os elementos presentes negaram qualquer envolvimento, a título pessoal, no caso em questão, a direcção mantem plena confiança em todos os elementos que compõem os órgãos sociais;
  3. Na carta dirigida ao DPGU, datada de 18 de Maio de 2009, alguém se identificou como membro da Associação dos Amigos do Ambiente. Desconhecemos a existência desta associação!
  4. Só em data posterior a essa é que a associação Amigos da Natureza - Associação de Defesa do Meio Ambiente de Creixomil foi criada por escritura pública e posteriormente deu inicio à sua actividade, como é obrigatório por lei. Não era possível nem legal fazer uso do nome “associação” antes de dar início de actividade;
  5. A associação Amigos da Natureza vem, desta forma, condenar veemente a tentativa de denegrir a imagem desta associação bem como dos membros dos seus órgãos sociais;
  6. No tocante à construção de uma habitação junto ao moinho do meio, pertencente ao Sr. José Augusto Vale Rodrigues, queremos esclarecer que não foi apresentada qualquer denúncia por parte desta associação. Apenas foi feito um pedido de esclarecimento à DPGU, ao qual recebemos posterior resposta.
  7. Tal pedido de esclarecimento deveu-se ao facto de o projecto conter falhas e omissões que, do nosso ponto de vista, eram bastante graves. Não sabemos se as falhas e omissões foram ou não propositadas, mas achamos que deveríamos obter um esclarecimento por parte da entidade que licenciou o projecto!
  8. Queremos ainda alertar que não é com insinuações e com esta tentativa de atribuir culpas à associação, por actos pelos quais não somos responsáveis, que nos vão amordaçar! Reiteramos que não é desta forma que nos vão calar ou que vão condicionar os nossos actos. Esta associação rege-se pelos seus estatutos e não pelos interesses desta ou daquela pessoa, nem para agradar a quem quer que seja, independentemente da sua posição económica, politica, religiosa ou outra. Não é com pressões e ameaças, mesmo que indirectas, que nos vão demover dos nossos objectivos e dos princípios basilares que estiveram na génese da criação da Associação Amigos da Natureza.

A direcção "