sexta-feira, 15 de julho de 2011

Reservas da Biosfera da Unesco lista dois sítios de Portugal


Arquipélago das Berlengas e Santana, na Ilha da Madeira, estão na lista de 18 itens aprovados durante a conferência em Dresden, na Alemanha.
Dois sítios naturais de Portugal passaram a integrar, nesta quinta-feira, uma lista com 18 nomes da Rede Mundial de Reservas da Biosfera, da Unesco.
O Arquipélago de Berlengas, localizado perto da cidade de Peniche, região centro, de Portugal, é atração turística e conta com grande interesse de investigadores e pescadores por causa dos atributos geofísicos e ecológicos da área.
Fauna e Flora
O outro sítio, a cidade de Santana, na Ilha da Madeira, tornou-se a primeira reserva da biosfera no arquipélago. Segundo a Unesco, apesar de uma atividade turística intensa, a agricultura continua a dominar a economia das comunidades locais. A Ilha da Madeira é conhecida ainda pela riqueza da fauna e da flora.
Ao lado das reservas portuguesas, foram aceites ainda 16 outros sítios, entre elas a Montanha Mao’er da China e o Corredor Biológico Nevados da Lagoa Chillán del Laja, no Chile.
As escolhas foram feitas pelo Conselho Internacional de Coordenação da Unesco, do Programa Homem e a Biosfera. A reunião do grupo teve lugar na cidade de Dresden, na Alemanha, no passado dia 1 de Julho.
A Rede Mundial de Reservas da Biosfera passa agora a ter 580 sítios em 14 países.

Sem dúvida que, em termos ambientais, esta é uma boa notícia para Portugal!

Fonte: pelanatureza.pt

Parcerias de Verão

Numa parceria entre Os Amigos da Natureza e a associação APS-Perelhal Solidário, 11 crianças do  ATL estão a passar 4 tardes em Creixomil em actividades ao ar livre.
O objectivo é dar a conhecer a nossa freguesia e proporcionar um contacto directo com a natureza.

Na primeira tarde as crianças fizeram uma visita à Azenha da Laranjeira, à "zona ribeirinha" junto à Moleira, uma visita ao espólio (quase um museu) de alfaias agrícolas antigas do Sr. Angelino Ferreira e terminaram com um lanche na Levada.

Brevemente vamos mostrar mais actividades.

A Associação Amigos da Natureza reafirma a sua disponibilidade para colaborar com qualquer instituição pública ou privada para qualquer actividade.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Para mais tarde recordar...


Na ausência da árvore que as crianças plantaram, fica a foto da placa.
Não cresce, mas também não esquece!