terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hora do Planeta 2011


Falta menos de dois meses para o apagão global “Hora do Planeta” que este ano está marcado para o dia 26 de Março, entre as 20h30 e as 21h30; A WWF espera que os cidadãos adiram em massa a esta plataforma simbólica contra o aquecimento global e desafia-os a ir para além da hora, encetando acções concretas numa base diária em prol da protecção do nosso Planeta.
Desde a sua criação em 2007, como uma iniciativa de uma única cidade (Sidney), a Hora do Planeta tornou-se um espantoso movimento voluntário global onde centenas de milhões de pessoas de todos os continentes se juntam para reconhecer a importância de proteger o nosso planeta.


Inspirada em milhares de histórias de pessoas que levam as suas acções além do simbolismo de apagar as luzes por uma hora, a Hora do Planeta 2011 desafia indivíduos, empresas e governos em todo o mundo a acrescentarem mais ao apagão anual e mostrarem de que forma estão a tomar medidas no seu dia-a-dia para proteger o nosso Planeta.

Na Hora do Planeta 2011, pede-se ao mundo que:
Desligue as luzes pela Hora do Planeta às 20:30 de Sábado 26 de Março de 2011, celebrando o seu compromisso com o planeta e juntando-se a milhões de pessoas em todo o mundo;

Partilhe histórias e acções que beneficiam o planeta em wwf.pt ou na página do Facebook da WWF em Portugal; 

Vá para além da hora – encetando acções sustentáveis numa base diária;
"O crescimento da Hora do Planeta nestes quatro anos veio provar que centenas de milhões de pessoas querem fazer mais para proteger seu planeta", afirmou Andy Ridley, co-fundador e director executivo da Hora do Planeta.
"Quer se trate de uma criança que seja capaz de, com o seu testemunho, mudar uma sala de aula; ou de um presidente de um país que desafia os seus cidadãos para esta mudança; indivíduos, organizações e governos em todos os lugares do mundo são convidados a apagar suas luzes na Hora do Planeta 2011 e a comprometerem-se com iniciativas para além da hora", disse Andy.
Em Fevereiro, em earthhour.org vai ser lançada uma plataforma que permitirá aos participantes partilhar histórias do que estão a fazer ou a planear fazer para marcar a diferença relativamente à protecção do nosso Planeta no ano seguinte; mostrando que não importa quão grandes ou pequenas as nossas acções sejam, mas antes o que essas acções podem representar para o Planeta.
A Hora do Planeta 2010 foi a maior acção voluntária contra o aquecimento global da nossa história, com 128 países e mais de 4.500 cidades em todo o mundo a apagarem as suas luzes por esta causa. A Hora do Planeta 2011 verá novamente centenas de milhões de pessoas em todos os continentes a unirem-se para celebrar um compromisso inequívoco com o planeta, desligando suas luzes por uma hora e a irem além dessa hora.

A contagem decrescente para a Hora do Planeta 2011 já começou; esta iniciativa tem visto alguns dos monumentos e paisagens mais conhecidas do mundo, incluindo a Cidade Proibida, Torre Eiffel, o Palácio de Buckingham, a Golden Gate Bridge, Table Mountain, o Cristo Redentor, Ponte 25 de Abril, Cristo Rei e Sydney Opera House, a desligarem as suas luzes numa celebração global da única coisa que nos une a todos - o Planeta Terra.
Em Portugal a Hora do Planeta é celebrada desde 2009; em 2010 foram 24 cidades e duas vilas portuguesas e centenas de monumentos e ícones nacionais que celebraram a Hora do Planeta; Este ano “a WWF espera que este número cresça e que muitas cidades e portugueses se juntem a este movimento global e inspirados nesta acção simbólica que é a de apagar as luzes por uma hora, no seu dia-a-dia façam mais pela protecção do nosso Planeta” diz Ângela Morgado da WWF.

Fonte: WWF