domingo, 2 de janeiro de 2011

2011 é ano Internacional das Florestas!


Sabias que as florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade directa na garantia da sobrevivência de 1,6 biliões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre.?

Pela enorme importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas e, por isso, a ONU declarou que 2011 será o Ano Internacional das Florestas, Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma directa, a sobrevivência de 1,6 biliões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre.

As florestas são capazes de movimentar cerca de 327 biliões de dólares todos os anos, mas infelizmente as actividades que se baseiam no abate indiscriminado de árvores e na destruição completa das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.

Para sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, a ONU – Organização das Nações Unidas declarou que 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.

A ideia é promover durante os próximos 12 meses acções que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um planeamento sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles:

- o agravamento das mudanças climáticas;

- a perda da biodiversidade;

- o incentivo a actividades económicas ilegais, como a caça de animais de espécies protegidas;

- a ameaça à própria vida humana.

Neste ano Internacional das Florestas vamos todos contribuir, um pouquinho que seja, para a conservação das florestas (grandes ou pequenas). Elas que são os pulmões deste planeta, que é o nosso!

A divulgação desta mensagem, como forma de sensibilização, pode ser o teu primeiro passo!