domingo, 22 de abril de 2018

Dia da Terra 2018 - Reduzir utilização de plástico

Hoje celebra-se o Dia da Terra.
Este ano, o apelo vai no sentido de se reduzir a utilização de plástico. E aí o contributo de cada um de nós também é decisivo.

O Dia da Terra, que se celebra a 22 de Abril de cada ano desde 1970, procura chamar a atenção para a necessidade da Humanidade viver em harmonia com o Planeta, visto que dele provêm todos os recursos que sustentam as sociedades e a economia.
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.

Este ano o mote do Dia da Terra é o da necessidade de reduzir a utilização de plástico. “A este nível têm já sido dados alguns passos importantes. Contudo, o enfoque continua a ser o das soluções de fim de linha, na melhor das hipóteses a reciclagem, quando o que é necessário, do nosso ponto de vista e corroborado pela evolução de inúmeros indicadores ambientais, é repensar o modelo de produção e consumo”, defende a associação Zero que apresenta algumas acções que cada pessoa pode desenvolver para reduzir a sua pegada ecológica.

Sem comentários:

Enviar um comentário