Estocolmo mostra uma forma mais sustentável de lidar com o lixo.
Em Estocolmo, capital da Suécia, o poder público e a população de 807 mil habitantes (dados de 2009) contam com uma alternativa ao método tradicional de colega de resíduos sólidos. Trata-se do sistema Envac, no qual as lixeiras são conectadas a tubos ligados a uma área de colecta, localizada na periferia. O objectivo é facilitar e tornar menos dispendioso a recolha do lixo.
Um sensor instalado avisa quando o contentor está cheia, e o sistema de tubos cria um vácuo que suga os resíduos, transportando-os para o local de colecta. Existem sistemas para residências, prédios comerciais e áreas públicas. Funciona da seguinte forma: os sacos de resíduos são depositados nos pontos de colecta, a qualquer momento do dia, por meio de colectores instalados nas vias e/ou edifícios.
A partir de então, os sacos são transportados por sucção e conduzidos por uma rede de tubulações subterrâneas até a central de colecta de resíduos a uma velocidade entre 60 e 80 km/h. Na central os resíduos são colectados, separados e compactados em contentores estanques, para posterior envio ao destino final. É lá também que o ar de transporte é separado do resíduo para ser tratado por um sistema de filtros antes de ser devolvido à atmosfera.
Resultados
A colecta selectiva torna-se mais fácil com o Envac, uma vez que os diferentes tipos de resíduos não são misturados durante o processo, como é feito no método tradicional. As áreas de colecta possibilitam uma diminuição na circulação do número de camiões de lixo, já que há um uso mais racional do espaço.
Em vez dos resíduos serem simplesmente colocados na calçada, na frente de cada prédio, o caminhão de colecta dirige-se somente à área onde ficam acumulados os sacos de lixo. Consequentemente, a poluição sonora e ambiental também diminui. Outro ponto importante é a redução de 30% a 40% no custo de colecta. Em Estocolmo, o Envac foi implementado nos seguintes locais:
* Södra station (2800 residências);
* Norra Hammarbyhamnen (2050 residências);
* Essinge Udde (900 residências);
* Hammarby Sjöstad (2400 residências).
Em 2010, foi ultrapassada a barreira de 600 destes sistemas instalados pelo mundo.
Fonte: EcoD
Sem comentários:
Enviar um comentário